BLOG - Prof. Vinicius

Currículo – Questão comentada

Currículo – Questão comentada

- por:

Assista a essa resolução comentada de uma questão sobre CURRÍCULO.

 

 

1) Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.

  1. Teoria tradicional.
  2. 2. Teoria crítica.
  3. 3. Teoria pós‐crítica.

(   ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

(  ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.

(   ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

(   ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.

(   ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.

(   ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

A sequência está correta em

  1. A) 2, 1, 3, 1, 2, 3.    B) 3, 2, 1, 3, 1, 2.    C) 1, 3, 1, 2, 1, 3.    D) 3, 2, 2, 1, 1, 1.

 

CLIQUE AQUI e acesse nosso canal no YouTube para mais aulas demonstrativas.

 

Acesse www.tanalousa.com.br e fique por dentro de nossos cursos preparatórios.

2 respostas para “Currículo – Questão comentada”

  1. Boa noite!
    Gostaria de ter mais informações sobre o preparatório, o valor de 90 reais está incluso todos os assuntos de conhecimento específico ,conhecimento geral e língua portuguesa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *