fbpx

BLOG - Prof. Vinicius

Base Nacional Comum Curricular: É muito importante que você saiba isso

Base Nacional Comum Curricular: É muito importante que você saiba isso

- por:

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

Saiba o que é a BNCC e entenda como ela é cobrada nas provas de concursos

 

Olá Professor!
Muito bem vindo ao nosso exclusivo grupo de concurseiros que possuem acesso aos mais poderosos materiais de estudo. Se você está em busca de garantir a sua tão sonhada vaga, então, certamente você já sabe que não pode deixar de estudar esse documento tão importante que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

Mas, será que você está ligado em como as bancas vêm cobrando esse documento? Será que você sabe mesmo como estudar a BNCC para gabaritar nas provas? Se você ainda não tem certeza disso, fique tranquilo e continue lendo este artigo até o final, pois eu preparei este conteúdo especialmente para que você possa entender o que é a BNCC e consiga perceber como ela vem sendo cobrada nas provas de concurso. Vamos lá?!

 

Neste artigo você vai ver:
O QUE É A BNCC?

 

O QUE NÃO É A BNCC?

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BNCC PARA NÃO SE DAR MAL NAS PROVAS

 

COMO A BNCC CAI NOS CONCURSOS?

 

RESOLVENDO QUESTÕES!

 

O QUE É A BNCC?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) não é um currículo, apesar de ainda existir confusão sobre isso. Então, fique atento para o fato de que esse documento, na verdade é um conjunto de orientações norteadoras para as equipes pedagógicas.
As equipes pedagógicas, estas sim são as responsáveis pela elaboração dos currículos locais com base no que orienta a BNCC. Não se esqueça de que esse é um documento que deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

 

 
Atenção!  A BNCC é um documento de caráter normativo!
É verdade que ainda existe muita confusão sobre o que é a BNCC pois, a afirmação de que ela é um conjunto de orientações pode parecer um tanto quanto vaga para algumas pessoas. Se você é uma delas, então eu vou te mostrar uma maneira de entender de vez a BNCC, que é através do conhecimento da definição negativa, ou seja, da compreensão do que a Base não é!

 

 

O QUE NÃO É A BNCC?
As definições negativas, ou seja a explicação da noção contrária da BNCC ajudam muito a não cair em deslize nas provas, isso porque dessa forma você vai entender de vez do que se trata esse documento. Com base nisso, eu fiz uma pequena lista desses pontos negativos para que você não se esqueça nunca mais do que se trata a Base Nacional Comum Curricular. Ela:

 

  • não é currículo;

 

  • não traz tudo sobre o que ensinar, as redes e as escolas podem acrescentar conteúdos que espelham a realidade regional;

 

  • não diz como ensinar, não faz menção normativa a metodologia de ensino;

 

  • não é engessada, apesar de que o núcleo básico tem de ser respeitado, ainda assim está nas mãos dos educadores trabalhar, com autonomia os conteúdos.

 

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BNCC  PARA NÃO SE DAR MAL NAS PROVAS
É possível saber como esse conteúdo vai ser cobrado nas provas com base nos últimos anos. Isso por meio da análise das bancas, e estudos dos concursos anteriores, e é justamente esta tarefa que o Tá na Lousa faz  se empenha em fazer por você. Eu e minha equipe, juntos observamos com toda atenção o que vem sendo cobrado para que você não perca tempo e dedique-se 100% no conteúdo que vai cair.

 

Algumas provas podem acabar trazendo mudanças repentinas, mas alguns elementos são fundamentais, em determinados assuntos para que o aluno  não se dê mal. No que diz respeito a BNCC é muito importante que você fique atento as seguintes informações:

 

  • a BNCC foi homologada (MEC), em sua terceira versão, em 2017 para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 2018, para a etapa do Ensino Médio. Juntas, a Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental (2017) e Ensino Médio (2018) integram um único documento: a BNCC da Educação Básica;

 

  • a BNCC tem o prazo máximo de até o início do ano letivo de 2020 para ser implantada, mas instituições já devem começar adequar os currículos,  capacitar a equipe docente e atualizar os materiais e recursos necessários;

 

 

  • a BNCC não é currículo, mas está intimamente ligada à construção dos Currículos e ao Projeto Político Pedagógico;

 

  • o objetivo da BNCC é o de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país, para reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil,  elevando a qualidade do ensino.

 

COMO A BNCC CAI NOS CONCURSOS? RESOLVENDO QUESTÕES!
Um dos enfoques bastante recorrente nas provas é o que se refere as determinações das competências gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em acordo BNCC.

 

E foi pensando nisso que eu resolvi trazer uma questão dentro desse tema para que você entenda como se preparar para as provas. Observe a questão abaixo:

 

Ano: 2019 
Órgão: Prefeitura de Santa Luzia – MG  

 

  1. Sobre as dez competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é incorreto afirmar:

 

A) Competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

 

B) No Ensino Fundamental, as competências específicas de área, estabelecidas por cada área do conhecimento, evidenciam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.

 

C) As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental, para assegurarem uma formação humana integral tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

D) Uma das competências gerais é valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artísticocultural.
 
Você encontra a resposta correta no final da página, agora vamos analisar cada uma dessas alternativas!

 

 

Analisando a questão

 

  • Alternativa A
Perceba que a alternativa A é verdadeira, uma vez que o trecho abaixo, que pode ser encontrado na página 8 da BNCC afirma justamente o que propõe esse item:
A) Competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
 
Observe que a alternativa traz o trecho quase que na íntegra e, por isso é muito importante que você também faça uma leitura do documento. Contudo, para saber que essa alternativa está correta você precisa ter o conhecimento de que o conceito de competência na BNCC apresenta uma relação com os 4 pilares da educação apresentado pela UNESCO:
  • aprender a aprender;
  • aprender a fazer;
  • aprender a ser;
  • aprender a conviver.

 

Perceba a relação entre os pilares da UNESCO e as competências da BNCC, quando o documento traz:
  • conhecimentos/aprender a aprender;
  • habilidades/aprender a fazer;
  • atitudes e valores/aprender a ser e aprender a conviver.
Ainda que você não se recorde do texto na íntegra, uma vez que você tenha em mente a relação que a BNCC possui com os 4 pilares educacionais propostos pela UNESCO, você consegue compreender melhor o conceito de competência apresentado pelo documento (BNCC) e resolver as questões que tragam esse aspecto.

 

Como essa alternativa é verdadeira e a questão pede o trecho incorreto, então não será a resposta correta, fique atento, principalmente com as primeiras alternativas, pois esse aspecto pode te confundir!
Muito bem, vamos a próxima alternativa!

 

  • Alternativa B
Perceba que a alternativa B é verdadeira, uma vez que o trecho abaixo, que pode ser encontrado na página 28 da BNCC afirma integralmente o que propõe esse item:

B) No Ensino Fundamental, as competências específicas de área, estabelecidas por cada área do conhecimento, evidenciam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.
Novamente, veja como as questões solicitam o texto quase que na íntegra, então fique ligado!

 

  • Alternativa C
Atenção para a alternativa C, pois aqui encontramos um problema! Veja o trecho abaixo da BNCC, página 25:

C) As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental, para assegurarem uma formação humana integral tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

Atenção! Aqui localizamos a alternativa que apresenta uma mensagem incorreta, visto que as dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos a partir da Educação Infantil e não do Ensino Fundamental. Com isso, chegamos a alternativa a ser assinalada no gabarito!

 

  • Alternativa D
Nós já identificamos a alternativa a ser respondida no gabarito, contudo, vamos também analisar a alternativa D. Veja o trecho da BNCC que você encontra na página 65:

D Uma das competências gerais é valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artísticocultural.

 

É possível perceber que a  alternativa D apresenta uma mensagem correta em acordo com trecho destacado, portanto, o gabarito para essa questão é de fato:
Resposta correta: Alternativa C.

 

Muito bem! Agora você entende o que é a BNCC e sabe como ela vem sendo cobrada nas provas de concurso. Então, não deixe de continuar estudando e praticando exercícios para gabaritar nas provas e conquistar sua vaga!

 

Quer saber mais sobre a BNCC? Ainda tem dúvidas sobre o assunto?  Então deixe seu comentário me contando qual é a sua maior dificuldade quando o assunto é a Base Nacional Comum Curricular e o que você gostaria de encontrar nos próximos conteúdos.

 

 

Receba as melhores técnicas de estudo ACOMPANHE NOSSAS AULAS E ACESSE NOSSOS CONTEÚDOS e estude este material para garantir que seu tempo, esforço e dedicação resultem na sua APROVAÇÃO! Siga-nos no facebook e instagram e fique por dentro de todos nossos materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.