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Educação Sexual na Escola: Saiba como este tema é cobrado em concursos

Educação Sexual na Escola: Saiba como este tema é cobrado em concursos

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EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: SAIBA COMO ESSE TEMA É COBRADO NOS CONCURSOS

 

Olá Professor!
Você concurseiro que está em busca da sua tão sonhada vaga, não pode deixar de fora dos seus estudos esse tema, que apesar de muitas vezes ser bastante polêmico, ainda assim é muito importante. A Educação sexual dentro do ambiente escolar gera bastante reflexão e discussão, mas saiba que na hora da prova, você não pode cair em achismos e deve estar ligado no conhecimento e na legislação existente sobre esse tema!
Se você ainda não está por dentro desse assunto e não sabe como ele é cobrado nas provas, então continue lendo este artigo até o final, pois nele você vai saber o que é educação sexual e como esse assunto vem sendo cobrado pelas bancas de concursos. Vamos lá?!
Neste artigo você vai ver:
  • O QUE É EDUCAÇÃO SEXUAL?
  • OS CONCEITOS NA EDUCAÇÃO SEXUAL: DIFERENÇA ENTRE GÊNERO E SEXUALIDADE
  • COMO O TEMA DA EDUCAÇÃO SEXUAL CAI NOS CONCURSOS? RESOLVENDO QUESTÕES!!

 

O QUE É EDUCAÇÃO SEXUAL?

 

Quando falamos em Educação Sexual é muito comum que as pessoas rapidamente pensem nas aulas de ciências com explicações formais sobre gravidez, infecções sexualmente transmissíveis e outros aspectos da saúde do corpo humano. Contudo, ela não se restringe somente ao aspecto biológico, e é muito importante que você tenha isso em mente na hora da prova.
Segundo a psicóloga e professora Doutora Mary Neide Damico Figueiró, a educação sexual pode ser entendida como a oferta de um ambiente de conversa e aprendizagem no que diz respeito aos aspectos de:
  • saúde do corpo humano;
  • diferenças de gênero, do masculino e do feminino;
  • questões de constituição familiar;
  • questões fisiológicas e biológicas;
  • orientação sexual;
  • preconceitos e tabus;
  • relações culturais na humanidade.
A educação sexual dentro do ambiente escolar pode acontecer de duas formas:
  • Uma delas é através da educação formal onde se tem uma aula planejada previamente tendo um objetivo claro para aquele momento.
  • Outra é a educação informal que acontece por meio dos valores e atitudes expressados no dia a dia no que se refere ao entendimento do corpo ou situações relacionadas a sexualidade humana, sem que isso tenha sido planejado.
Os parâmetros curriculares nacionais, trazem o tema da Orientação Sexual dentro da transversalidade, considerando a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano.
Segundo os PCNs a Educação Sexual engloba:
  • o papel social do homem e da mulher;
  • o respeito por si e pelo outro;
  • as discriminações e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos;
  • o avanço da AIDS e da gravidez indesejada na adolescência, entre outros, que são problemas atuais e preocupantes.

 

OS CONCEITOS NA EDUCAÇÃO SEXUAL: DIFERENÇA ENTRE GÊNERO E SEXUALIDADE

 

É muito comum que aconteça confusão entre os termos sexo e gênero, pois muitas vezes são entendidos como sinônimos. Mas, saiba que na verdade são distintos, então fique atento para não se confundir quando estiver resolvendo uma questão, prestando bastante atenção no que se refere cada um deles:
  • Identidade de gênero: Identificação social e histórica como masculino e feminino.
  • Identidade sexual: Constitui-se através das formas como o sujeito vive a sua sexualidade, como parceiros do mesmo sexo, do sexo oposto, de ambos os sexos, ou ainda sem parceiros.
Dessa forma, gênero pode ser compreendido como uma organização social de masculino e feminino, sendo aquilo que culturalmente se considera com sendo coisa de homem ou coisa de mulher. Enquanto sexo se refere ao aspecto biológico dos corpos, aos órgãos sexuais de nascimento.
Fique atento, uma vez que é comum as bancas testarem se você sabe diferencias esses conceitos, então eu recomendo que você se aprofunde sobre eles.
Apesar da diferença entre esses conceitos e da manifestação desses fenômenos humanos, ainda assim a educação sexual trata de ambos em conjunto, de forma que muito do conhecimento que se tem produzido e daquilo que se propõe para a educação sexual na escola envolve gênero e sexualidade conjuntamente. Por isso, é muito importante que você saiba distingui-los, pois eles aparecem frequentemente juntos.

 

COMO O TEMA DA EDUCAÇÃO SEXUAL CAI NOS CONCURSOS? RESOLVENDO QUESTÕES!!

 

Como eu disse anteriormente, questões relacionadas aos conceitos existente dentro do tema da educação sexual são bastante comuns, dessa forma, pensando nisso, eu resolvi trazer uma questão para que você entenda como se preparar para as provas. Observe a questão abaixo:
Ano: 2011
Órgão: UFAL
1 – Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?
A) Remete a construções sociais, históricas, culturais e políticas que dizem respeito a disputas materiais e simbólicas que envolvem processos de configuração de identidades, definições de papeis e funções sociais, construções e desconstruções de representações e imagens, diferentes distribuições de recursos e de poder e estabelecimento e alteração de hierarquias entre os que são socialmente definidos como homens e mulheres.
B) Refere-se à direção ou à inclinação do desejo afetivo e erótico. De maneira simplificada, pode-se afirmar que esse desejo, ao direcionar-se, pode ter como único ou principal objeto pessoas do sexo oposto (heterossexualidades), pessoas do mesmo sexo (homossexualidades) ou de ambos os sexos (bissexualidades) (JESUS et al., 2006:46).
C) Definição apenas de macho ou fêmea, desconsiderando que entre o masculino e o feminino existem diversas e dinâmicas masculinidades e feminilidades.
D) Inclinação natural para as relações heterossexuais.
E) Inclinação anormal para as relações homossexuais.
Você encontra a resposta correta no final da página, agora vamos analisar cada uma dessas alternativas!

 

Analisando a questão

 

  • Alternativa A
A alternativa A traz um trecho de um documento publicado em 2007 pela Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade, órgão que está ligado ao Ministério da Educação (SECAD/MEC). O trecho encontra-se no caderno 4 que tem como tema “Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos” p. 16, que conforme imagem abaixo, traz o conceito de gênero e não de orientação sexual conforme solicita a questão, portanto, essa alternativa está errada.

 

 

A Remete a construções sociais, históricas, culturais e políticas que dizem respeito a disputas materiais e simbólicas que envolvem processos de configuração de identidades, definições de papeis e funções sociais, construções e desconstruções de representações e imagens, diferentes distribuições de recursos e de poder e estabelecimento e alteração de hierarquias entre os que são socialmente definidos como homens e mulheres.
Perceba que, ainda que você não conheça essa documento em sua integralidade, ainda assim, com base no entendimento da diferenciação dos conceitos de gênero e de sexo, você se torna capaz de identificar que essa não é a resposta correta, uma vez que ela se refere ao que é “…socialmente definido como homens e mulheres…”:

 

 

  • Alternativa B
Perceba que a alternativa B, por sua vez faz referência ao livro escrito por Jesus et al. (2006) denominado “Diversidade sexual na escola: Uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens”, que explica o conceito de orientação sexual, conforme imagem abaixo:

 

 

Outro trecho do livro a ser destacado é:

 

 

B Refere-se à direção ou à inclinação do desejo afetivo e erótico. De maneira simplificada, pode-se afirmar que esse desejo, ao direcionar-se, pode ter como único ou principal objeto pessoas do sexo oposto (heterossexualidades), pessoas do mesmo sexo (homossexualidades) ou de ambos os sexos (bissexualidades) (JESUS et al., 2006:46).
Com isso, torna-se possível identificar que esta questão é verdadeira e portanto corresponde ao gabarito. Agora, ainda que você não conheça essa livro, sabendo os conceitos de sexo e gênero, entendendo a diferença de identificação sexual e identidade sexual e identidade de gênero, você consegue responder essa questão corretamente.
Bom! Agora você já sabe a resposta não é mesmo?! Mas, vamos continuar analisando a questão para fixar e ampliar sua aprendizagem.

 

  • Alternativa C
A alternativa C apresenta a definição de sexo. Para entender melhor vamos recorrer aos mesmos autores da questão anterior Jesus et al (2006):

 

 

C Definição apenas de macho ou fêmea, desconsiderando que entre o masculino e o feminino existem diversas e dinâmicas masculinidades e feminilidades.
Essa alternativa, portanto, traz o conceito de sexo e não o de orientação sexual conforme solicita a questão, e é por isso que está errada.

 

  • Alternativas D e E
A alternativa D fala sobre a inclinação natural para as relações heterossexuais contudo, apesar da orientação sexual ocorrer de maneira natural e espontânea, isto é, independente do intuito do indivíduo, ela não ocorre apenas no campo da heterossexualidade, podendo se manifestar também de maneira natural espontânea no campo da homossexualidade e da bissexualidade. Dessa forma, esta alternativa está errada.
Também a alternativa E apresenta problema, pois as relações homossexuais não acontecem em decorrência de uma inclinação anormal, mas também de maneira natural e espontânea. Veja o trecho de Jesus et. al (2006):

D Inclinação natural para as relações heterossexuais.
E Inclinação anormal para as relações homossexuais.

 

Resposta correta: Alternativa B.

 

Muito bem! Agora você sabe o que é educação sexual e como esse assunto vem sendo cobrado pelas bancas de concursos. Então, não deixe de continuar estudando esse assunto tão atual. Continue praticando exercícios para gabaritar nas provas e conquistar sua vaga!

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Ficou alguma dúvida? Então deixe seu comentário me contando o que achou desse artigo e o que você gostaria de encontrar nos próximos conteúdos.

 

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