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Escola em Tempo Integral

Escola em Tempo Integral

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ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

 

Olá Professor!
Você que está em busca da sua vaga, não pode deixar de fora dos seus estudos esse tema tão recorrente nas provas: A Escola em tempo integral. Saiba que esse assunto gera bastante reflexão e tem um aspecto conceitual muito importante, então, na hora da prova, você não pode ter dúvidas sobre esses conceitos!

 

Se você ainda não está ligado em que conceitos são esses e está por fora do tema, então continue lendo este artigo até o final, pois nele você vai saber o que é escola em tempo integral e como esse assunto vem sendo cobrado nas provas de concursos. Vamos lá?!

 

A escola em tempo integral ainda não chegou para todos os alunos brasileiros, isso porque a maioria das crianças e jovens frequentam a escola em um único período de quatro a cinco horas.

 

O debate atual é sobre a possibilidade de ampliar o tempo na escola, organizar um turno único de no mínimo sete horas, contudo não é só o prolongamento do tempo que está em foco, a discussão também se volta para aprimoramento na qualidade da educação.

 

Diante dessa discussão e da perspectiva de ampliação da educação integral ser objetivo do governo para os próximos anos, se torna de suma importância que você concurseiro esteja por dentro de todos os conceitos que podem te confundir na hora da prova quando o assunto é Escola em tempo integral, são eles: Educação integral, Escola em tempo integral, Formação integrada e currículo integrado.

 

Neste artigo você vai ver:
  • O QUE É ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL?
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL?
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO INTEGRADA?
  • O QUE É CURRÍCULO INTEGRADO?
  • ASPECTOS LEGAIS: RESOLUÇÕES E DOCUMENTOS PARA A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
  • COMO O TEMA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL CAI NOS CONCURSOS? RESOLVENDO QUESTÕES!

 

O QUE É ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL?

 

A Escola em Tempo Integral faz referência aquelas que já tiveram sua jornada escolar acrescida em horas, ou seja, horas-aulas que foram ocupadas ou não com novas disciplinas no seu currículo escolar. O modelo seguido pela maior parte dessas unidades escolares foi à criação de um contra turno que oferece aulas ligadas às artes ou a esporte, dando conta do currículo básico durante o turno “normal”, contudo esse não é o único formato possível.

 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL?

 

A Escola em tempo integral tem enfoque na ampliação do tempo dentro da escola, ampliação essa que por si só não se relaciona a qualidade da educação, a Educação Integral traz a concepção de que a educação deve assegurar o desenvolvimento integral do aluno que abrange o pleno desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.

 

A meta 6 do PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO  indica que o tempo “extra” escolar deveria ofertar “atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivas”, para tanto seria de fundamental importância a “articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos, e equipamentos públicos”. Dessa forma, o Plano prevê não somente a Escola em tempo integral mas também uma Educação integral.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO INTEGRADA?

 

Como vimos, a Educação Integral tem como fundamento o pleno desenvolvimento do sujeito que tange o intelectual, físico, emocional, social e cultural, já a formação integrada ou ensino médio integrado ao ensino técnico tem como finalidade unir a educação básica com a educação profissional, preparando o educando para o mercado de trabalho.

 

O QUE CURRÍCULO INTEGRADO?

 

Currículo Integrado de forma mais simplificada é uma seleção de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem, que assegurem aos alunos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura.

 

De acordo com a Educação Integral, o currículo integrado deve abranger o aprimoramento de todas as competências dos alunos, inclusive as afetivas, corporais, simbólicas e éticas. Todo o processo de ensino-aprendizagem deve englobar componentes da realidade do estudante e do seu meio, o estudante deve ser o centro das práticas pedagógicas, no entanto, durante o processo deve-se tomar o cuidado para que os conteúdos tradicionais não sejam deixados em segundo plano.

 

ASPECTOS LEGAIS: RESOLUÇÕES E DOCUMENTOS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

 

Art. 36 e 37 parecer n° 7 da Resolução do Conselho Nacional de Educação (2010).

 

Período Integral é a jornada escolar com sete horas dias, totalizando 1400 horas anuais. Ela tem como objetivo o de criar novos espaços e oportunidades, fomentar o envolvimento de outros profissionais da escola, dos familiares e dos demais setores sociais.

 

Meta 6 da Plano Nacional de Educação

 

Prevê a necessidade de 50% das escolas do ensino básico oferecendo o tempo integral e atendendo no mínimo 25% dos alunos matriculados, até 2024.

 

Art. 31 da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional

 

Prevê atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

 

COMO O TEMA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL CAI NOS CONCURSOS?
RESOLVENDO QUESTÕES!

 

Para que você entenda melhor como esses conceitos caem nas provas, eu trouxe uma questão para você entender como se preparar melhor para os concursos. Observe a questão abaixo:

 

Ano: 2017 
Órgão: IF-SC

 

Autores como Maria Margarida Machado, João Ferreira de Oliveira, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos, dentre outros, vêm debatendo a relevância de uma formação integrada para o trabalhador. Formação essa que supere uma formação fragmentada ou aligeirada, pressa essa muitas vezes exigida pelo mercado de trabalho e pela realidade econômica e social dos brasileiros.

 

Já a educação integral, vem sendo discutida desde a época do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-se uma alternativa para a superação dos problemas de desigualdades sociais e educacionais do Brasil.

 

Todavia, existe distinção entre formação integrada e formação integral. Dessa forma, assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F) sobre o assunto.

 

( ) A Formação Integral é considerada uma formação que visa atingir seus sujeitos no desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade.

 

( ) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.

 

( ) A educação integral está posta para as pessoas em desenvolvimento, crianças e adolescentes, já a educação ou formação integrada está posta para o trabalhador, que se encontra numa condição de exercício de atividades produtivas que requerem cada vez mais qualificação profissional.

 

( ) A formação integrada tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior.

 

( ) Considerando a realidade dos Institutos Federais, criados pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, uma das formas de educação integrada se dá pela educação profissional técnica de nível médio, que é desenvolvida de forma articulada com o ensino médio.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

 

A – F, V, F, V, V
B – V, F, F, F, F
C – V, F, V, V, V
D – F, V, F, F, V
E – V, F, F, V, V

 

Você encontra a resposta correta no final da página, agora vamos analisar cada uma dessas proposições!

 

Analisando a questão
  • Primeira proposição
A primeira proposição, conforme você aprendeu nesse artigo, está correta, uma vez que, a Formação Integral (não a formação integrada – fixe bem isso para não se confundir!!) é considerada uma formação que visa:

 

“(V) … atingir seus sujeitos no desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade”.

 

Durante a sua prova, você pode ir fazendo eliminações conforme for identificando cada uma das proposições que está analisando. Nesse caso, como as alternativas A e D apontam que a primeira afirmação é falsa, então elas estão erradas e já podem ser desconsideradas.

 

  • Segunda proposição
Essa proposição apresenta um problema quando se observa o trecho do PNE a seguir:

 

“(F) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.”

 

Percebe que aqui a questão cobra seu conhecimento acerca do documento, portanto, não deixe de saber os aspectos mais importantes da legislação educacional.

 

Essa proposição está errada, então deverá ser assinalada como falsa. Desse modo, ainda pela técnica da eliminação, podemos desconsiderar novamente as alternativas A e D.

 

  • Terceira proposição
Essa proposição também apresenta um problema quando restringe a educação integral apenas para pessoas em desenvolvimento, considerando apenas crianças e adolescentes, pois a educação integral também está posta para jovens adultos, de forma que o estudante trabalhador também deve ter o desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade”.

 

“(F) A educação integral está posta para as pessoas em desenvolvimento, crianças e adolescentes, já a educação ou formação integrada está posta para o trabalhador, que se encontra numa condição de exercício de atividades produtivas que requerem cada vez mais qualificação profissional.”

 

Aqui temos novamente uma proposição falsa que nos permite eliminar a alternativa C, de forma que eliminamos até agora as alternativas A, C e D.

 

  • Quarta proposição
A quarta proposição é verdadeira uma vez que contrapõem a anterior, que é falsa. Isso porque a formação integrada não deve ocorrer de forma a se ter a educação profissional separada e desintegrada da formação geral, mas deve ser parte inseparável.

 

“(V) A formação integrada tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior.”

 

Aqui temos a possibilidade de eliminar mais uma alternativa, sendo ela a B, de forma que eliminamos até agora as alternativas A, B, C e D, ou seja, aqui já conseguimos saber qual é a alternativa certa, sendo ela a alternativa E! Contudo, ainda assim, vamos analisar a última proposição.

 

  • Quinta proposição
A quinta e última proposição também é verdadeira, e se torna possível identificar isso quando, conforme na proposição anterior, sabe-se que a formação integrada visa a oferta da educação profissional de maneira articulada e inseparável da formação geral, tal como se apresenta a estruturação dos Institutos Federais.

 

(V) Considerando a realidade dos Institutos Federais, criados pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, uma das formas de educação integrada se dá pela educação profissional técnica de nível médio, que é desenvolvida de forma articulada com o ensino médio.

 

Resposta correta: Alternativa E

 

Muito bem! Agora você sabe o que é educação em tempo integral e como esse assunto vem sendo cobrado. Então, não deixe de continuar estudando esse assunto tão recorrente nas provas. Continue praticando exercícios para gabaritar e garantir a sua vaga!

 

Deixe seu comentário me contando o que achou desse artigo e o que você gostaria de encontrar nos próximos conteúdos.

 

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