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INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE: SAIBA COMO ESSE CONTEÚDO VEM SENDO COBRADO NAS  PROVAS DE CONCURSOS

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE: SAIBA COMO ESSE CONTEÚDO VEM SENDO COBRADO NAS PROVAS DE CONCURSOS

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Olá Professor!

 

A interdisciplinaridade e transversalidade compõem um conteúdo que vem sendo cobrado nos mais diversos concursos da área da educação, portanto é muito importante que você concurseiro esteja por dentro desse assunto antes de ir para a sua prova!

 

Se você ainda não domina os conceitos da interdisciplinaridade e transversalidade, fique tranquilo, pois hoje você vai aprender o que significa cada um deles, e como eles vêm sendo cobrados nas provas de concursos. Vamos lá?!

 

Neste artigo você vai ver:
A INTERDISCIPLINARIDADE, A TRANSVERSALIDADE E O CURRÍCULO
O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE?
O QUE É TRANSVERSALIDADE?
COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E A TRANSVERSALIDADE CAEM NOS CONCURSOS: RESOLVENDO QUESTÕES!!

 

A INTERDISCIPLINARIDADE, A TRANSVERSALIDADE E O CURRÍCULO

 

Antes de entender esses conceitos é muito importante ver o entendimento de currículo na educação, pois a interdisciplinaridade e a transversalidade fazem parte da noção daquilo que se entende por currículo.

 

Um currículo é baseado na ideia e na concepção que escola tem de mundo, homem e sociedade, não se resumindo apenas ao entendimento de conteúdo, ou seja, o entendimento de currículo vai além de um mero levantamento de conteúdos a serem trabalhados.

 

Existe uma perspectiva onde se prevê um currículo integrado e globalizado, e, portanto, não fragmentado. Para que isso seja possível, torna-se necessário que as disciplinas estejam relacionadas, e com isso surge a perspectiva da interdisciplinaridade e transversalidade.

 

A Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, traz no Capítulo I, Art.13, § 2º o entendimento de currículo, mencionando que a:

 

“organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados […]”

 

Sabendo que para tornar possível um currículo que seja construindo na perspectiva de proporcionar experiências escolares que permitam a relação entre os conhecimentos de cada disciplina com os advindos das experiências dos alunos e das relações sociais, torna-se importante o uso da transversalidade e da interdisciplinaridade, então se torna importante saber o que significa cada um desses termos.

 

O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE?

 

A interdisciplinaridade surgiu como um chamado para que as disciplinas tornassem seus objetos de estudo mais interligados entre si, de modo que não prevê uma mudança nos objetos de estudo de cada disciplina, mas sim uma maior relação entre eles.

 

O termo “inter” se refere a relação que se dá entre as disciplinas, ou seja entre a “disciplinaridade”, de forma, que esse conceito refere-se ao trabalho simultâneo e com diálogo entre elas. Ou seja, a interdisciplinaridade ocorre quando há um conteúdo comum entre as diversas áreas do saber.

 

Na perspectiva de Piaget (1979), a interdisciplinaridade pode ser entendida como diretamente ligada aos diferentes níveis de colaboração e integração entre as disciplinas escolares.

 

O QUE É TRANSVERSALIDADE?

 

A transversalidade se refere aos valores que atravessam as disciplinas de forma a tornar maior a compreensão da realidade. Dessa forma, compreende-se que alguns conteúdos não são objetos de determinadas áreas do saber, mas na verdade perpassam por elas.

 

Os temas transversais, hoje, constituem as questões urgentes e presentes na vida cotidiana das comunidades. Com base nisso o MEC trouxe os temas transversais diretamente ligados a cidadania, onde os PCN’s apresentam os temas:

 

  • Ética;
  • Saúde;
  • Meio Ambiente;
  • Orientação Sexual;
  • Trabalho e Consumo;
  • Pluralidade Cultural.

 

Esses temas não são compreendidos como inerentes de determinada disciplina, mas, na verdade, perpassam por todas elas, e, por isso são considerados temas transversais.

 

O que difere a interdisciplinaridade da transversalidade é que, apesar de ambas rejeitarem uma concepção de conhecimento fragmentada, é que enquanto a interdisciplinaridade está relacionada à uma abordagem epistemológica, e a transversalidade está ligada à dimensão didática.

 

Esse aspecto está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica também no Art. 13, e ele é muito recorrente em concursos, portanto para que você memorize isso, anote o esquema abaixo e fique ligado quando estes termos aparecem na sua prova:

 

  • Interdisciplinaridade: epistemológico – objeto de conhecimento;
  • Transversalidade: didática.

 

COMO A INTERDISCIPLINARIDADE E A TRANSVERSALIDADE CAEM NOS CONCURSOS: RESOLVENDO QUESTÕES!!

 

Para que você possa ficar totalmente preparado para as provas, eu trouxe duas questão analisadas. Observe abaixo:

 

Questão 1

 

Ano: 2019
Órgão: IF-PA

 

A abordagem curricular que se refere ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela e onde o conhecimento se situa na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo, buscando a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte e adotando atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte é denominada como:

 

A – multidisciplinar
B -interdisciplinar
C – disciplinar
D – transdisciplinar
E – pluridisciplinar

 

Você encontra as respostas corretas no final da página, agora vamos analisar cada uma dessas questões!

 

Analisando a questão 1

 

A primeira questão aborda a perspectiva curricular no que tange ao conhecimento que “está para além da disciplina”, se situando “nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo.” e “buscando a unidade do conhecimento”.

 

Perceba que esses trechos trazem informações importantes para a compreensão do que a questão está se referindo. Sendo assim, com base nos trechos grafados:

 

– A alternativa A não está correta, pois a multidisciplinaridade:

 

  • não envolve relação e cooperação entre as disciplinas;
  • consiste em cada disciplina permanecer com uma metodologia própria;
  • não exige que a existência de resultado integrado;
  • prevê a participação de cada disciplina com seus respectivos objetos de estudos.

 

Ou seja, não está para além das disciplinas, nem busca a unidade do conhecimento, uma vez que cada disciplina lida com seus objetos de estudo!

 

– Também a alternativa B está incorreta, pois vimos que a interdisciplinaridade:

 

  • ocorre quando há um conteúdo comum entre as diversas áreas do saber;
  • envolve mais de uma disciplina;
  • adota uma perspectiva teórico-metodológica comum entre elas;
  • busca uma solução através da articulação das disciplinas, e de um resultado integrado;
  • prevê um olhar mútuo, sem que para isso os interesses de cada disciplina sejam deixados de lado.

 

Portanto, a interdisciplinaridade envolve o diálogo e cooperação entre as disciplinas, considerando seus objetos de estudo, ou seja não está para além delas tanto no espaço quanto no tempo!

 

– A alternativa C é incorreta, pois o entendimento daquilo que é disciplinar se refere a:

 

  • abordagem daquilo que se refere a uma determinada área do saber, ou seja, de uma determinada disciplina.

 

Dessa forma, não está para além das disciplinas tanto no espaço quanto no tempo e não busca a unidade do conhecimento!

 

– Já a alternativa D está correta uma vez que transdisciplinaridade:

 

  • envolve o despontar de novos conhecimentos;
  • traz uma cooperação entre todas as disciplinas e interdisciplinas;
  • representa uma etapa superior a interdisciplinaridade;
  • envolve objetos de estudos que não podem ser separados em disciplinas.

 

Desta forma, nesta perspectiva a transdisciplinaridade está nas disciplinas e para além delas tanto no espaço quanto no tempo, buscando a unidade do conhecimento!

 

– A questão E também apresenta problema, pois pluridisciplinar refere-se a:

 

  • justaposição de diversas disciplinas situadas e agrupadas;
  • ocorrência de um conteúdo comum entre as diversas áreas do saber;
  • existência de cooperação, mas mínima coordenação;
  • cada disciplina delibera sozinha em sua perspectiva teórico- metodológica.

 

Portanto, não está para além das disciplinas tanto no espaço quanto no tempo, tampouco busca uma unidade de conhecimento, de modo que cada disciplina tem seu objeto de estudo!

 

Resposta correta: Alternativa D

 

Analisando a questão 2

 

A segunda questão solicita o correspondente da definição acerca de uma “nova concepção de divisão do saber”, com “interdependência”, “interação” e “comunicação” “entre as áreas do conhecimento”.

 

– A alternativa A não está correta, pois conforme vimos na questão anterior essa definição não se refere à a multidisciplinaridade.

 

– Já a alternativa B está correta uma vez que interdisciplinaridade de fato se refere à uma nova concepção do saber, buscando a interdependência, interação e comunicação entre as áreas do conhecimento, ou seja entre as disciplinas.

 

– A alternativa C está incorreta, pois contextualização se refere à:

 

  • vinculação do objeto de estudo a sua origem e aplicabilidade, de modo a tornar o conhecimento mais completo e atrativo para o aluno.

 

– Já a alternativa D está incorreta, uma vez que, conforme vimos na questão anterior essa definição não se refere à transdisciplinaridade.

 

– Também a alternativa D está incorreta, uma vez que, conforme vimos na questão anterior essa definição não se refere à pluridisciplinaridade.

 

Resposta correta: Alternativa B

 

Muito bem! Você aprendeu os conceitos da interdisciplinaridade e transversalidade, e também os conceitos relacionados a eles e como isso vêm sendo cobrado pelos concursos. Com isso, saiba que este tema precisa ser compreendido e memorizado! Então, não deixe de continuar estudando e revisando o artigo de hoje.

 

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2 respostas para “INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE: SAIBA COMO ESSE CONTEÚDO VEM SENDO COBRADO NAS PROVAS DE CONCURSOS”

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