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BLOG - Prof. Vinicius

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS CAMPOS DE  EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

- por:

Olá Pessoal!

 

O Conhecimento da Base Nacional Comum Curricular no que tange a Educação Infantil é muito importantes para quem deseja prestar provas para atuar nesta etapa da Educação básica, sendo assim, se você está em busca de garantir a sua vaga, então, certamente você já sabe que não pode deixar de estudar a Base Nacional Comum Curricular e os campos de experiências na Educação Infantil.

 

Neste artigo você vai ver:
  • A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
  • OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE SÃO?
  • OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS SÃO ELES?
  • ENTENDENDO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
  • O EU, O OUTRO E O NÓS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
  • COMO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL CAEM NOS CONCURSOS? RESOLVENDO QUESTÕES!

 

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

 

Se você ainda não domina muito bem do que se trata a Base Nacional Comum Curricular, ou seja, a BNCC, então você pode acessar o conteúdo completo que já preparei sobre esse assunto clicando aqui.

 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um conjunto de orientações norteadoras para as equipes pedagógicas. As equipes pedagógicas, por sua vez, são as responsáveis pela elaboração dos currículos locais com base no que orienta a BNCC. Esse é um documento que deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

 

Na BNCC, no que se refere a etapa da Educação Básica que é a Educação Infantil, os direitos de aprendizagem e os campos de experiência substituem as áreas do conhecimento, que são trabalhadas no Ensino Fundamental.

 

OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE SÃO?

 

Os Campos de Experiência na Educação Infantil são vivências ofertadas para que, através delas, as crianças possam interagir e se expressar, convivendo com situações que permitam o:

 

  • explorar;
  • pesquisar;
  • imaginar e;
  • movimentar-se.
ao longo do seu desenvolvimento infantil.

 

Os campos de experiência surgem, portanto, para nortear e apoiar o planejamento pedagógico dos docentes, de modo a garantir que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar.

 

Nessa jornada de vivência que a criança experimenta, o professor adquire a função de acompanhá-lo, possibilitando que suas práticas docentes estejam alinhada aos interesses e necessidades do aluno.

 

A Base estabelece 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

 

OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS SÃO ELES?

 

Os 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças, estabelecidos pela BNCC são:

 

  • Eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Cada um desses Campos possui objetivos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas.

 

Entenda que os Campos de Experiência não possuem caráter de currículo, mas são, na verdade, instrumentos norteadores de auxílio no planejamento de atividades pedagógicas com maior clareza acerca do desenvolvimento infantil em cada fase.
Esses campos visam:

 

  • Noções;
  • Habilidades;
  • Atitudes;
  • valores e afetos.

 

Cada um desses elementos devem ser estimulados e desenvolvidos ao longo do crescimento de 0 aos 5 anos.

 

ENTENDENDO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

 

O EU, O OUTRO E O NÓS

 

Esse campo de experiência tem como objetivo a construção da identidade e subjetividade. De modo que, as experiências nesse campo estão conectadas aquilo que se refere aos aspectos de desenvolvimento do autoconhecimento e das interações estabelecidas com os pares.

 

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

Esse campo enfatiza vivências acerca do uso do espaço com o corpo e variadas formas de movimentos são exploradas aqui, de forma que a partir disso, as crianças possam construir referências de como ocupar o mundo.

 

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

 

Esse campo tem como prioridade o fornecimento de oportunidade do estabelecimento de contato recorrente das crianças com variadas manifestações culturais, artísticas e científicas, com as linguagens visuais e musicais.

 

Nessa esfera, as crianças deve ser motivadas a vivenciarem experiências de expressão corporal por meio do uso de sons, ritmos e outros recursos audiovisuais.

 

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

 

Tem como enfoque atividades relacionadas a linguagem oral, e a expansão do entendimento e uso das formas de comunicação da criança em situações sociais. Esse campo tem como elementos principais:

 

  • as cantigas;
  • os jogos cantados;
  • as brincadeiras de roda;
  • os momentos de conversas;
  • e diversas outras.

 

ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

 

Aqui existe o objetivo de permitir e favorecer as noções de espaço em situações estáticas e dinâmicas, para que com isso a criança desenvolva o reconhecimento do seu esquema corporal e da sua percepção espacial a partir do seu corpo e dos objetos a seu alcance.

 

COMO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAEM NOS CONCURSOS?
RESOLVENDO QUESTÕES!

 

Ano: 2018 
Órgão: Prefeitura Municipal de Maricá

 

1. Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), “Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando- lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil, na BNCC, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. A esses cinco eixos estruturantes, deu-se o nome de:

 

A. temas transversais;
B. habilidades cognitivas;
C. currículo básico;
D. competências atitudinais;
E. campos de experiências.

 

Analisando a questão

 

Perceba que as bancas, muitas vezes, trazem as questões de maneira bastante pontual, buscando verificar se você buscou conhecer o assunto em questão, ou ainda, se leu o documento apresentado no conteúdo programático da prova.

 

Assim, para acertar essa questão basta saber os nomes dos cincos campos de experiências da Educação Infantil, que já foram apresentados na íntegra na proposição (O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações). Com isso, chega-se a solução da questão:

 

Resposta correta: Alternativa E.

 

Ano: 2017 
Órgão: Secretaria de Estado de Educação Distrito Federal

 

2. A respeito da educação infantil oferecida a alunos com e sem deficiência, julgue o item subsequente: A criança com ou sem deficiência tem direito a uma educação infantil na sala de aula que priorize o eu, o outro e o nós, assim como o corpo, a linguagem e a emoção.

 

( ) Certo
( ) Errado

 

Analisando a questão

 

Perceba que aqui a banca busca saber se você tem conhecimento dos campos de experiência da educação infantil, citando um deles (o eu, o outro e o nós) como um direito da criança com ou sem deficiência.

 

Fique ligado pois, aqui ele acrescenta informações trazendo a aspecto da deficiência para te fazer confundir sobre a finalidade da questão e fazer você achar que a resposta é mais complexa do que realmente é. Na verdade a resposta é simples, a questão é verdadeira pois esse eixo; do eu, o outro e o nós; é direito da criança uma vez que corresponde a um dos campos de experiência da Educação Infantil.

 

Resposta correta: Certo.

 

Muito bem! Agora você entende o que é a BNCC, que aspectos ela traz acerca dos campos de experiência da Educação Infantil e como ela vem sendo cobrada nas provas de concurso. Então, não deixe de continuar estudando e se aprofundando cada vez mais no tema para ter sua vaga garantida e com isso construir uma carreira de sucesso!

 

Quer saber mais sobre Educação Infantil? Então deixe seu comentário me contando qual é a sua maior dificuldade quando o assunto é questões acerca da Educação Infantil para Concursos e o que você gostaria de encontrar nos próximos conteúdos.

 

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