O conteúdo das aulas é 100% baseado no edital: Diadema/SP - Professor de Educação Básica I
FONÉTICA: Fonemas; Sílaba – Tonicidade; Ortoépia – Prosódia; Ortografia; Acentuação Gráfica; Notações Léxicas; Abreviaturas, Siglas e Símbolos; MORFOLOGIA: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Sufixos; Prefixos; Radicais Gregos; Radicais Latinos; Origem das Palavras da Língua Portuguesa; Classificação e Flexão das Palavras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral; Pronome; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição; Conectivos; Formas Variantes; Análise Morfológica; SEMÂNTICA: Significação das Palavras. SINTAXE: Análise Sintática; Termos Essenciais da Oração; Termos integrantes da Oração; Termos acessórios da Oração; Período Composto; Orações Coordenadas Independentes; Orações Principais e Subordinadas; Orações Subordinadas (Substantivas, Adjetivas e Adverbiais); Orações Reduzidas; Sinais de Pontuação; Sintaxe de Concordância e Regência; Regência Nominal e Verbal; Sintaxe de Colocação; Emprego de Classes de Palavras; Emprego de Modos e Tempos, Infinitivo; Verbo Haver. ESTILÍSTICA: Figuras de Linguagem; Língua e Arte Literária. Interpretação de Texto.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. 1997. Primeiro e Segundo ciclos do Ensino Fundamental. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. MEC/SEF. 1997. Primeiro e Segundo ciclos do Ensino Fundamental. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Decreto nº 6.571/2008 – Educação Inclusiva e as Políticas Públicas. Decreto 7611/2011 – Dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e dá outras providências. Resolução nº 4/2010 - CNE/CEB – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Lei Federal nº 11.494, de 20/06/07 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB. MEC. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. –Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135p. Diadema. Lei nº 3584, de 12 de abril de 2016. Dispõe sobre a aprovação do Plano Municipal de Educação – PME.
AGUIAR, Denise Regina da Costa. A Política Curricular no Município de Diadema/SP: Um jeito freireano de fazer escola. São Paulo: Espaço do Currículo, 2012 BARBOSA, Ruy Madsen. Revisitando conexões matemáticas com brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos. São Paulo: Editora livraria da física, 2012 BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006 BARBOSA, Maria Carmen Silveira, HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre. Artmed. 2008 CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001. DOLZ, Joaquim, NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. DORNELLES, Leni Vieira et al. Educação e Infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. FERRERO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36ª Ed. São Paulo: Cortez, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - Um Reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 17 ed. 2011. HOFFMANN Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014. HOFFMANN Jussara. Avaliar: respeitar primeiro educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008 Isabel Parolin (Org). Por que você não me obedece? Porto Alegre: Mediação. 2011. KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990. KELLER, Fred S. Aprendizagem: teoria do reforço. São Paulo: E. P. U., 1973. KISHIMOTO. Tizuko Morchida. (ORG) O Brincar e suas Teorias. CENGAGE. 2010. LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, NASCIMENTO, Denise. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007. LERNER, Delia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C.; LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação de Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2002. MACHADO, Patrícia Brum. Comportamento infantil. São Paulo: Mediação, 2002. MEIRA, Marly e PILLOTTO, Sílvia. Arte, Afeto e Educação. São Paulo: Mediação, 2010 PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Ed. Moderna, 2003. MORAIS, Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. MULLER Neva Milicic. Acredito em Ti: Técnicas para Desenvolver a Auto-Estima dos Alunos. Vozes. RADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. RAPOPORT, Andrea. Dia a dia na educação infantil. O Mediação. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2008. ROLIM, Marcos. Bullying: o pesadelo da escola. Porto Alegre: Dom Quixote, 2010. SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. SANTOS, Carmi Ferraz e MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. TAILLE, Yves de La. et al. Indisciplina, disciplina: ética, moral e ação do professor. 5ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2013. VEIGA, Ilma Passos A. et al. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. VINHA, TELMA PILEGGI. Moralidade Infantil. Mercado das Letras. 2000. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: cadernos de formação. 1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização. 2. A criança no Ciclo de Alfabetização. 3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização 4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização 5. A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização. Gestão Escolar no Ciclo de Alfabetização – 7. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento 8. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização 9. Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização 10. Integrando saberes BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Cadernos de Alfabetização Matemática 1. Organização do trabalho pedagógico 2. Quantificação, registros e agrupamentos 3. Construção do sistema de numeração decimal 4. Operações na resolução de problemas 5. Geometria 6. Grandezas e medidas 7. Educação estatística 8. Saberes matemáticos e outros campos do saber 9. Educação matemática inclusiva
