Indaiatuba/SP – Professor Docente I

Concursos Públicos

Curso preparatório para o Concurso  da Prefeitura de Indaiatuba, cargo Professor Docente I.

Complementação de Estudos

​Importante: os materiais em PDF podem ser baixados a cada aula. São os slides da própria aula. Já as vídeo-aulas podem ser assistidas quando e quantas vezes o candidato preferir durante o período de acesso, porém não podem ser baixadas. Também são postadas listas de exercícios com gabarito.

Conheça a plataforma de aulas

Check list

  • Aulas em vídeo, com 25 minutos em média, cada.
  • Tenha acesso a conteúdos atualizados, os quais são trabalhados a partir de vídeo-aulas com anotações PODEROSAS voltadas para concursos públicos.
  • Assista ao curso no conforto da sua casa, sem longos trajetos, despesas extras, deslocamentos perigosos, horas fora de casa, etc.
  • Acesse o curso de computadores desktop, notebooks, tablets e celulares.
  • Pague um valor JUSTO para ter REAIS CHANCES de ser aprovado(a) no seu concurso.
  • Durante o período de acesso, assista aos vídeos quando e quantas vezes quiser.
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Metodologia e Materiais do curso

  • Vídeo-Aulas

    Você terá acesso a vídeos com os mais variados conteúdos sobre educação. Desde legislação até livros de autores renomados. Tudo devidamente apresentado para facilitar os seus estudos e te levar conhecimento.

  • Anotações

    O grande diferencial do curso são as anotações. Você terá PODEROSAS ANOTAÇÕES nas aulas, as quais lhe ajudarão a visualizar o conteúdo com facilidade, compreendê-lo melhor, bem como memorizá-lo de forma mais rápida.

  • Outros materiais

    Além disso, você poderá baixar os materiais em PDF das aulas, além de SIMULADOS montados com base em provas de concursos.

Conteúdos

São postadas novas aulas, conteúdos e listas de exercícios semanalmente

  • Língua Portuguesa (Bônus)

    VÍDEO-AULAS__________Noções de fonologia. Acentuação Gráfica: emprego dos sinais de pontuação. Concordância Verbal. Concordância Nominal. Regência Verbal. Regência Nominal. Funções Sintáticas / Uso dos Pronomes. Funções e Análise/Uso das Conjunções. Funções e Análise / Uso dos Artigos. Funções e Análise/Uso dos Adjetivos. Funções e Análise/Uso dos Numerais. Gêneros Discursivos. Análise Linguística. Interpretação de texto.

  • Matemática (Bônus)

    VÍDEO-AULAS__________Números inteiros e racionais: Operações. Múltiplos e divisores de números naturais. Sistema decimal de medidas, sistema de medidas do tempo, sistema monetário brasileiro, medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Razões, proporções, regra de três simples e porcentagem. Geometria: perímetros, áreas e volumes. Raciocínio LógicoMatemático. Situações Problemas.

  • Legislação

    VÍDEO-AULAS__________BRASIL. Constituição Federal de 1988. Artigos 205 ao 214; BRAS IL. Decreto Federal nº 7.611/2011; BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/1990; BRASIL. FUNDEB - ei nº 11.494/2007; BRASIL. lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBN nº9.394/1 996; BRASIL. lei nº 10.639/2003; BRASIL. Lei nº 11.738/2008; BRASIL. Lei nº 12.764/2012; BRASIL. Lei nº 13.146/2015; BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Lei n o 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

  • Publicações Institucionais

    VÍDEO-AULAS__________HOFFMAN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992. VYGOSTKY. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. BRASIL, Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: junho, 2005. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/10DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. [Cláudia de Oliveira Fernandes, Luiz Carlos de Freitas] Brasília, SEB, 2007. Disponível em: http://portaI.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&aIias=6002-fasciculoport<emid=30192 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial.

  • Fundamentos Teóricos

    VÍDEO-AULAS__________CONSENZA, R; GUERRA, L.B.Neurociência e educação. Porto Alegre: Artmed, 2011 CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo; Paz e Terra, 2008. GOLEMAN, D. O cérebro e a inteligência emociona l: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. LATAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wa llon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto A legre: Artmed, 2002LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto A legre: Artes Médicas, 1996. VEIGA, Lima Passos Alencastro (Org.). Projeto Político- Pedagógico da escola: uma co nstrução possível. Coleção Magistério. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011 VINHA, Teima Pillegi. O educador a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Disponível em: http://www .cogeime.org.br/revista/cap0214.pdf.

  • Atualidades

    VÍDEO-AULAS E MATERIAL ESQUEMATIZADO EM PDF_________________Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Esportiva, Tecnológica, Cultural, Política e Social do Brasil e do Mundo, noticiados pela mídia nos últimos 12 meses anteriores à data de encerramento das inscrições.

  • Professor Docente I - Obras e Autores

    VÍDEO-AULAS__________SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Resolução de problemas nas aulas de matemática: o recurso problemateca. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemateca ; v. 6). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v.2). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 4). ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus 2001. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de frações e números decimais. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 3). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 5). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos do sistema de numeração decimal. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 1). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Figuras e formas. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 200p. (Coleção Matemática de 0 a 6, v. 3). SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. 144p. v. 1. SMOLE, S. C.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000. 96p. (Coleção Matemática de 0 a 6, v. 2). DANTE. Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Série Educação. Editora Ática. 2007. AQUINO, Júlio Groppa (org). Indisciplina: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. ARANTES, Valéria Amorim (org). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. DELORS, Jacques et alii. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da Unesco. São Paulo: Cortez, 1998, Capítulo IV. DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). Tá pronto seu lobo?: Didática/prática na pré-escola. São Paulo: Ática, 1988. FERREIRO, Emilia & Teberosky, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. GARCIA, Regina Leite (org.). Novos olhares sobre a alfabetização. Cortez, 2001. GADOTTI, Moacir & ROMÃO, J.E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2001. KAMII, Constance. A Criança e o Número. Campinas: Papirus, 1993. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2006. MASSINI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Mercado de Letras, 2001. OLIVEIRA, Ana Cristina. Qual a sua formação professor? Campinas: Papirus, 1994. PAIVA, Vanilda. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1973. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004.

  • Legislação e Publicações Institucionais Municipais

    MATERIAL ESQUEMATIZADO EM PDF COM OS PRINCIPAIS PONTOS DOS CONTEÚDOS_______________LEGISLAÇÃO-----> Lei nº 13.005/2014; INDAIATUBA. Decreto Municipal nº 11.539/2012; INDAIATUBA. Estatuto do Funcionário Público Municipal de Indaiatuba. Lei nº 1.402/1975; INDA IATUBA. Estatuto do Magistério Público Municipal de Indaiatuba: Lei Complementar nº 07/2009; INDAIATUBA. Lei nº 6.481/20 15. Altera a Lei 1.402/1975; INDAIATUBA. Plano Municipal de Educação. Lei nº6. 459/2015; Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012._____________PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS----->Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf INDAIATUBA. E-book - Professores ingressantes princípios e perspectivas para o trabalho docente nas escolas municipais de Indaiatuba. Disponível em: http://www.educmunicipaI.indaiatuba.sp.gov.br/shared/upload/z_outros/files/nucleo_de_formacao/2016/ebook.pdf INDAIATUBA. Orientações Curriculares da Rede Municipal de lndaiatuba. 2009. Disponível em: http://www.educmunicipaI.indaiatuba.sp.gov.br/secretaria1.php?id=1892 INDAIATUBA. Regimento Interno das escolas municipais de Indaiatuba

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Acesso até a data da prova.

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